20 de dezembro de 2014
Selecione o texto com o mouse e clique no selo para obter a tradução em Libras.
Rybená Rybená

Software acessível para pessoas com deficiência visual. Clique aqui e baixe em seu computador

Confira todas nossas ferramentas aqui.
VANDERLEI DE JESUS
Me chamo Vanderlei tenho 47 anos, g...

THIAGO
ola me addc no orkut e no msn to qr...

MARCELLA
Oi meu nome é Marcella, parabéns ao...

BRUNNA
Alguém que saiba de algum curso de ...

Educação

Inserida em: 2/10/2006



Exame certificação


Estão abertas, até 16 de outubro, em todo o País, as inscrições para o exame de certificação de proficiência, tradução e interpretação na linguagem de Libras. As ações integram o Programa Nacional de Proficiência em Libras (Prolibras), cujo objetivo é habilitar profissionais para atuar como professores de Libras ou como intérprete de alunos surdos nas instituições de ensino.

Todas as capitais brasileiras terão uma universidade pública responsável pela aplicação do exame objetivo, no dia 28 de janeiro de 2007, e das provas práticas, a partir do dia 30 do mesmo mês. Segundo a assessora técnica da Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC), Marlene Gotti, é a primeira vez que se faz um exame de proficiência em Libras no Brasil. "É um exame inédito que testará os conhecimentos das pessoas em relação à língua de sinais no País", explica.

Marlene ressalta a importância do exame e lembra que o Brasil reconheceu a língua de sinais em 2002, e regulamentou a lei que determina a inclusão da disciplina no curso de formação de professores em 2005. "Quem realizar a proficiência testará não só habilidades lingüísticas, mas também a habilidade metodológica aplicada ao ensino de Libras."

Prolibras - O Prolibras é um programa da Seesp, em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além do
usuário da linguagem de sinais - surdo ou ouvinte -, o candidato que desejar obter o certificado de proficiência em Libras deverá ter concluído o nível médio ou superior. Já para a proficiência em tradução e interpretação, exige-se que seja ouvinte fluente em Libras e tenha concluído o nível médio ou superior.

As inscrições para o exame de proficiência podem ser feitas pelo sítio www.prolibras.ufsc.br. O candidato aprovado no exame terá certificado de acordo com a sua escolaridade.


enviar por e-mail enviar por e-mail
imprimir matéria imprimir matéria
Comentários e sugestões sobre esta página, clique aqui
NOSSO SITE
© Copyright - Todos os direitos reservados